Ter cooktop a gás requer certos cuidados tanto na hora da instalação quanto durante o uso do produto para evitar possíveis acidentes.

Instalação de Cooktop a Gás

 

A instalação de um cooktop a gás deve ser feita com atenção para que você não tenha problemas posteriores. Antes de começar a instalar o fogão de mesa a gás confira se todos os botões e registros estão na posição correta (fechados).

A instalação de cooktop a gás precisa seguir estritamente as instruções presentes no manual do usuário. Apoie o produto cuidadosamente em uma superfície ao retirá-lo da embalagem. Recomenda-se que o material fique instalado em um lugar arejado, livre de correntes de ar que possam apagar as chamas.

Instalação de Cooktop a Gás

A rede de gás deve ser instalada por um técnico qualificado. Para evitar que o posicionamento das trempes (grades) arranhe o cooktop e gere instabilidade das panelas durante o uso. Certifique-se de que as trempes estão posicionadas de maneira correta e os pés de borracha na parte inferior estejam fixos.

Afaste os fios elétricos de outros aparelhos localizados perto do seu cooktop a gás para que não exista nenhum tipo de contato com peças quentes. Evite utilizar panelas com fundos arredondados e apenas use utensílios com cabos ou alças secas. Em contato com superfícies quentes, cabos molhados ou úmidos podem gerar queimaduras em função do vapor. Além disso, não utilize peças de roupa frouxas ou penduradas e nem toalhas ou panos grandes de cozinha para segurar os cabos ou as alças dos utensílios.

Não guarde álcool, produtos de limpeza ou qualquer outro líquido ou vapor inflamável próximo do fogão de mesa. Plástico, papel e pano de prato, por exemplo, devem ficar afastados, assim como crianças e animais para evitar possíveis acidentes. Os móveis localizados ao redor do cooktop devem ter um revestimento resistente ao calor.

Garanta que as grades do seu cooktop estejam devidamente encaixadas. Após a preparação de uma comida no fogão verifique se os manípulos estão desligados.

Cuidado redobrado ao instalar um cooktop é importante porque muitos detalhes não são percebidos e como o sistema de alimentação é a gás, o risco de acidentes é maior. Como o produto sai de fábrica ajustado para utilização com gás liquefeito de petróleo (GLP), confira se o tipo e a pressão de gás da sua residência correspondem ao especificado na etiqueta de identificação do produto.

Ao instalar um cooktop a gás, certifique-se de que os pontos de gás facilitem as conexões e as inspeções do local. A mangueira precisa ficar em um local de fácil acesso e não pode ficar estrangulada ou dobrada. Após a instalação, o plugue precisa ficar acessível.

Assine nossa Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas dicas, novidades e notícias

nome e-mail

Cooktop Fogão - www.cooktopfogao.com.br

As informações aqui contidas são de utilidade pública, não possuímos vínculos com nenhuma das empresas citadas e não nos responsabilizamos por alterações nas condições dos serviços citados.